Correia Transportadora em Aço Inoxidável para Congelador em Espiral

A Belt Technologies trabalha com OEMs especializados na indústria de processamento automatizado de alimentos há décadas. Recentemente, um novo cliente da indústria alimentícia solicitou nossa ajuda para projetar e produzir uma correia transportadora de aço inoxidável para um sistema projetado para congelar produtos de carne empanada. Os engenheiros do cliente buscavam uma maneira de transportar o produto através de um congelador em espiral em uma correia metálica sólida.

Correias Metálicas São Ideais para Praticamente Qualquer Aplicação de Processamento de Alimentos

Correias transportadoras metálicas sólidas são ideais para aplicações de processamento de alimentos automatizado. Elas não liberam gases nem exigem lubrificação como outros materiais de correias, portanto, não há risco para o sabor ou a qualidade dos produtos comestíveis. Além disso, correias metálicas não esfiapam nem geram partículas que poderiam contaminar produtos alimentícios e potencialmente colocar em risco os consumidores. A superfície plana e não porosa de aço inoxidável não absorve bactérias e pode ser facilmente limpa com sprays químicos, lavagens de pressão, vapor de alta potência, entre outros. Talvez o mais importante, as correias metálicas são altamente resistentes aos extremos de temperatura, o que lhes dá a capacidade de suportar os vários processos de cozimento e congelamento a que produtos alimentícios estão sujeitos durante a fabricação.

Manter a Funcionalidade Ideal em Temperaturas Congelantes

Para essa aplicação específica de processamento de alimentos, o cliente estava aprimorando um sistema que era usado para congelar teias de carne processada de 24” de largura, ½” de espessura. O produto de carne seria comprimido em altas velocidades entre um cilindro de congelamento e a correia. Esperava-se que a mudança para um congelador em espiral aumentasse o rendimento da produção em mais de 10x a velocidade de processamento original.

Inicialmente, a equipe de engenharia do cliente tinha perguntas em relação ao modo como uma correia metálica contínua reagiria a condições de operação abaixo de -40℉. Seu protótipo inicial usava uma correia de Teflon, mas eles sabiam que esse material não funcionaria nas condições de congelamento exigidas. A Belt Technologies fornece correais metálicas para uma variedade de aplicações de congelamento, incluindo processos criogênicos para a indústria farmacêutica. Membros experientes da equipe da Belt Technologies foram ao local para examinar o protótipo do cliente pessoalmente. Depois de analisar o protótipo, nossos engenheiros foram capazes de garantir ao cliente que o aço inoxidável, que tem uma resistência muito alta a temperaturas extremas, seria a melhor opção de material.

Técnicos de Correias Podem Ajudar Você a Resolver Desafios de Engenharia

O novo design do sistema do cliente apresentou à nossa equipe de engenharia um desafio único: como rastrear, tensionar e instalar uma correia metálica sólida que pudesse navegar por um curso de correia complexo com muitas curvas? Originalmente, o design pedia uma correia contínua sem fim — porém, ficou claro que esse tipo de correia não funcionaria para esse sistema. A Belt Technologies desenvolveu uma solução personalizada de dobradiça de piano com um eixo central. Esta combinação única de uma correia metálica sólida com uma terminação de dobradiça de piano tornaria mais fácil limpar e carregar a máquina.

O cliente ficou muito satisfeito com as soluções de sucesso e com o nível de suporte atencioso fornecido pela equipe de engenharia da Belt Technologies. Se você tiver um desafio de processamento de alimentos automatizado, contate hoje os especialistas da Belt Technologies.