Nos últimos meses, a indústria de processamento de alimentos tem lidado com uma série de recalls de produtos. Enquanto alguns desses recalls foram devidos a contaminações por bactérias que se espalharam por produto com inspeção deficiente, outros foram iniciados devido a contaminação do produto por equipamento de processamento desfavorável.

Qualquer recall de produto é uma perda devastadora para um fabricante. O esforço financeiro de recuperar materiais contaminados, o desperdício desnecessário de produto perdido e o perigo potencial que esses produtos representam para os consumidores exigem padrões de segurança rigorosos para qualquer sistema automatizado de processamento de alimentos. Materiais de equipamento inferiores, como correias transportadoras de plástico ou borracha, podem representar um risco desnecessário à qualidade do produto. Devido ao envelhecimento e uso repetitivo, eles podem esfiapar e gerar partículas que podem contaminar alimentos diretamente. Também podem “liberar gases”, o que afetará o sabor de produtos alimentícios. Além disso, correias de borracha e plástico são suscetíveis a danos físicos que criam buracos, fendas ou rachaduras onde produtos químicos, alérgenos ou contágios podem infectar.

Aço Inoxidável é Ideal para Aplicações de Processamento de Alimentos

correia transportadora de aço inoxidável de produto comestível

Correias metálicas sem fim têm uma superfície plana não porosa e não absorvem bactérias.

Os sistemas de transporte em aço inoxidável sólido são uma escolha de material duradoura, precisa e repetível para sistemas de processamento de alimentos. As correias transportadoras metálicas não precisam de lubrificação e não liberam gases, portanto não há risco para o sabor do produto. Além disso, não esfiapam nem geram partículas que podem contaminar alimentos e colocar em risco os consumidores.

Manter padrões de limpeza e sanitização é fácil com correias transportadoras de aço inoxidável. A superfície sólida e não porosa das correias metálicas sem fim é resistente a bactérias, proporcionando uma área de superfície geral mais limpa para o transporte de materiais comestíveis. Graças à sua resistência a altas temperaturas e à corrosão, os sistemas transportadores em aço inoxidável também podem ser facilmente limpos com qualquer método de limpeza, como lavagens com cloro, vapor de alta pressão, lavagens de alta pressão, entre outros. Os sistemas transportadores em aço inoxidável da Belt Technologies são projetados especificamente para fácil acesso, permitindo que OEMs economizem tempo durante a manutenção e operações de limpeza.

Alcance o Rendimento e a Eficiência Ideais do Produto

As opções de design e configuração para sistemas de processamento de alimentos em aço inoxidável são versáteis. Revestimentos de superfície antiaderentes ou perfurações podem ser adicionados para melhorar a eficiência e a qualidade do produto. As correias transportadoras também podem ser equipadas com acessórios para uma indexação de posicionamento mais precisa. Todas as correias de aço inoxidável têm a dupla vantagem de operar em altas temperaturas e resistência à corrosão, que garante segurança e confiabilidade a longo prazo.

A inclusão de aço inoxidável em seu sistema de processamento de alimentos automatizado garante resultados higiênicos, eficientes e confiáveis na qualidade do produto. Nossos engenheiros podem facilmente projetar correias metálicas para se adaptar e aprimorar qualquer sistema de processamento de alimentos automatizado existente. Podemos projetar e fabricar sistemas transportadores em aço inoxidável personalizados para se adaptar à sua aplicação única de processamento de alimentos. De alimentos congelados, como sorvete e pizzas congeladas, a processos de cozimento para carne crua, correias transportadoras metálicas são excelentes para o cozimento, congelamento e manuseio de produtos comestíveis.

Tendo problemas com um sistema de processamento de alimentos automatizado? Estamos prontos para ajudar. Contate hoje os peritos da Belt Technologies.